quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A Câmara dos Deputados fará reforma no plenário para permitir que pessoas com dificuldade de mobilidade tenham acesso à Mesa Diretora no Plenário

Agora é oficial: após luta que é realizada desde os primeiros dias dessa 54ª Legislatura, ou melhor, luta que começou mesmo antes dos três deputados cadeirantes iniciarem o seu mandato, finalmente será realizado o acesso total à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que fica no Plenário.

Como a Casa é um patrimônio histórico da humanidade os arquitetos estudaram a melhor forma de realizar a reforma.  E isso é antigo, pois o próprio Niemeyer chegou a ver as soluções em acessibilidade a aprová-las.

Após isso, o segundo obstáculo era o fato de que pelas características da reforma, apenas os dias de recesso não seriam suficientes, ou seja, os deputados teriam que aceitar trabalhar nas sessões da Câmara em um outro espaço, tal como o auditório da Câmara, por um tempo, até que a reforma estivesse pronta. 

E finalmente sensibilizamos e convencemos todos para a importância da simbologia desta reforma.

Ontem a Deputada Rosinha da Adefal se reuniu com a equipe do Programa de Acessibilidade da Câmara e com o Presidente Henrique Eduardo Alves.  Além de ajustarem detalhes da reforma, e do presidente assinar o documento oficial determinando a organização para seu início, apresentou à deputada Rosinha o projeto em planta baixa de como vai ficar o acesso à mesa Diretora.

Atualmente, os deputados com deficiência chegam até a tribuna do Plenário, para falar. Mas o elevador não vai até a Mesa. Isso sem contar que já ocorreu de o elevador quebrar.  Pela nossa vivência elevadores e plataformas são alternativas, mas nem sempre soluções em absoluto, porque até o pouco uso contribui para possíveis defeitos.

Estamos em festa!  Pois este passo significa a realização do artigo 29 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que estabelece a vida pública e política como direitos fundamentais da pessoa humana.

Em entrevista concedida aos veículos da Agência Câmara, disse a deputada Rosinha:

"A acessibilidade da mesa diretora da Câmara dos Deputados vai acontecer! Alguém pode até se perguntar por que essa reforma é tão importante. 
É importante porque NUNCA se pensou que uma pessoa com deficiência pudesse chegar onde temos chegado. 
É importante porque agora toda e qualquer pessoa com dificuldade de locomoção vai ter acesso aos espaços de honra da Câmara, inclusive a Mesa Diretora. 
É importante em especial para mim porque lutei e articulei para que isso acontecesse antes mesmo de tomar posse do cargo. 
É importante porque tenho me esforçado para ser motivo de orgulho para minha Alagoas, minha terra, minha família e para o povo brasileiro. 
Valeu a pena todas as conversas, todas as explicações, toda correria...valeu a pena me expor tantas vezes em eventos tendo que ser carregada ou chamar atenção fazendo minhas reivindicações de participação igual aos demais parlamentares. 
Da mesma forma que deixei minha contribuição na Câmara de Maceió, quando só tivemos sessão no prédio após a contemplação da acessibilidade, agora deixo minha contribuição, meu legado na Câmara Federal".


Fonte: assessoria parlamentar do gabinete da deputada Rosinha da Adefal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...