quinta-feira, 5 de abril de 2012

Plenário votará a MP 549 para a próxima semana - de implantação de medidas do Plano Viver sem Limites

O Plenário da Câmara dos Deputados transferiu para a próxima semana a votação da Medida Provisória 549/11, que reduz a zero as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre a importação e sobre a receita de venda no mercado interno de produtos destinados a beneficiar pessoas com deficiência. 
Um acordo entre os líderes permitiu a leitura do parecer do relator, deputado Sandro Mabel (PMDB-GO). Ele apresentou um projeto de lei de conversão com diversas mudanças na legislação tributária.

A MP 549/11 reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a importação e sobre a receita de venda no mercado interno de produtos destinados a beneficiar pessoas com deficiência.  A iniciativa faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, batizado pelo governo de "Viver Sem Limite", e que reúne ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade.


Com influencia diretamente sobre produtos que interessam às pessoas com deficiência, uma vez que favorecem sua mobilidade e inclusão, a deputada Rosinha da Adefal, Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD),  e Coordenadora da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (Onedef), está atenta e diligente ao andamento desta medida provisória, além de vir esclarecendo aos seus pares a importância de sua aprovação para as pessoas com deficiência.
 
Inclusão digital

Vários equipamentos isentos estão relacionados à acessibilidade digital, como mouses com acionamento por pressão, teclados adaptados, digitalizadores de imagens (scanners) equipados com sintetizador de voz e impressoras braile.

Também contam com isenção desde 18 de novembro do ano passado, data de publicação da MP, as máquinas e linhas braile, calculadoras equipadas com sintetizador de voz, lupas eletrônicas e partes e peças para cadeiras de rodas. o deputado relator da MP, Sandro Mabel, incluiu ainda a isenção para neuroestimuladores usados por pessoas que têm Mal de Parkinson.


Papel de imprensa
 

Entre as mudanças na legislação tributária, Mabel propõe a prorrogação de suspensão de PIS/Pasep e de Cofins para importação de papel para imprensa, além de um selo de controle para papel importado usado na impressão de livros e revistas. Segundo ele, tem havido muito desvio de finalidade para esses papéis.


Outras mudanças feitas pelo relator foram: autorização para o governo contribuir com grupos internacionais de combate à lavagem de dinheiro; isenção do PIS/Pasep e da Cofins para produtos de combate à infecção hospitalar; desoneração da folha de pagamento das empresas de transporte coletivo urbano, que passarão a ser tributadas com 2% sobre o faturamento; correção da tabela de enquadramento das empresas na forma de tributação por lucro presumido.

Acesse a íntegra da proposta:  MPV-549/2011

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...